top of page
Foto do escritorFernando Partar

Com que cor eu vou!?

Atualizado: 8 de fev. de 2023

Cor e luz trabalham sempre lado a lado em fotografia (mesmo nas fotos monocromáticas!), e a simples ciência por trás de cada cor afeta como percebemos a luz. Desde que Isaac Newton verificou a dispersão da luz branca através de um prisma, gerando diversas outras cores de luz, passamos a entender o funcionamento da mesma.



Simplificando, cada cor tem seu próprio comprimento de onda. Por sua vez, cada objeto absorve determinados comprimentos de ondas, enquanto refletem outros. São justamente estas ondas refletidas que são captadas por nosso cérebro, e representam cada cor que vemos.


Mas como posso usar a teoria a meu favor?


Newton criou, depois de sua observação, o que chamamos de Disco de cores. Neste disco, que abrange todos os espectros de cores (sendo elas 12: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias), podemos verificar justamente a relação das cores, e como combinar elas pode ajudar na hora de compor uma imagem, um look, ou até mesmo uma maquiagem!



Seguindo o disco, podemos trabalhar com 3 esquemas, ou combinações, de cores: complementares, análogas e triádicas.


E o que significa cada um desses nomes??


Complementares


A primeira combinação, chamada complementar, corresponde a trabalhar com as cores que se encontram em pontos opostos do disco, como por exemplo amarelo e roxo, verde e vermelho, ou azul e laranja.



Tal combinação pode criar um lindo contraste, e ressaltar o tom das cores!




Análogas


Já as cores análogas são aquelas que se encontram diretamente ao lado uma da outra no disco de cores.


Trabalhar com elas pode trazer maior fluidez e harmonia, onde uma cor vai dominar, e as demais trarão suavidade à imagem.





Triádica


Por fim, temos a combinação triádica de cores. Nela, trabalhamos com uma combinação de três cores que estejam separadas numa mesma proporção dentro do disco de cores.



Trabalhar desta forma pode gerar imagens vibrantes e trazer muito movimento e vida na composição.




E eu posso usar isso em outros aspectos?


Com certeza! Em qualquer situação que você puder escolher uma cor, ou uma combinação, você pode aplicar esta teoria! Seja em arte, decoração, na roupa que vai usar, e mesmo na maquiagem, lembrando sempre de observar o tom da sua pele, e trabalhar no disco de cores a partir daí!


Então agora que você já sabe como funciona, que tal praticar??











25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page